Buscar
  • Fernando Garcia

Seguro Riscos de Engenharia - não comece sua obra sem ele




1º O que é o seguro de Riscos de Engenharia?


O Seguro de Riscos de Engenharia, pode ser contratado tanto pelo construtor quanto pelo proprietário da obra e objetiva viabilizar um projeto ou empreendimento com muito mais tranquilidade, uma vez que ele mitiga possíveis prejuízos que a construção de um empreendimento possa gerar.


Trata-se de um seguro que indeniza danos causados por eventos de origem súbita e imprevista, ocasionados durante a construção de obras civis (rodovias, portos, aeroportos, túneis, pontes e indústrias em geral).

Conceitualmente trata-se de um seguro do tipo 'all risks' (todos os riscos, em inglês), ou seja, todo e qualquer evento está coberto, à exceção daqueles que são expressamente citados na apólice como excluídos.


2º Quais suas modalidades?


As modalidades do Seguro de Riscos de Engenharia são: Obras Civis em Construção (OCC), Instalação e Montagem (IM) e Quebra de Máquinas (QM)

Dependendo da complexidade da instalação e montagem de uma obra, podem ser contratadas em uma mesma apólice as modalidades de OCC e IM. A modalidade "Quebra de Máquinas" cobre a quebra (acidental e repentina) de máquinas e equipamentos de produção de uma empresa já em operação regular. Nessa modalidade, é possível ainda contratar uma cobertura específica para equipamentos eletrônicos, que oferece proteção contra todos os riscos de danos internos e externos nas instalações eletrônicas e de informática.


3º Quais as coberturas?


A cobertura básica do Seguro de Riscos de Engenharia garante a indenização contra danos ocasionados por ações da natureza (alagamentos, inundações, desmoronamentos), incêndios, roubo e furto qualificado dos materiais que fazem parte da obra, impacto de veículos ou queda de aeronaves na obra, erros de execução e até mesmo perda de lucro esperado.


Já as coberturas adicionais podem incluir danos a obras temporárias ou provisórias, honorário de peritos, manutenção ampla, riscos do fabricante (aos bens em montagem), despesas extraordinárias, gastos com desentulho, prejuízos em função de tumultos, greves e lockout, erros de projeto (em obras civis em construção), danos a propriedades circunvizinhas, incêndio após a entrega da obra, danos de causa externa a equipamentos móveis ou estacionários dentro do canteiro de obras, bem como a equipamentos de escritório instalados provisoriamente dentro do canteiro e ferramentas de pequeno e médio utilizadas na obra.


4º Seguro RC Obras Civis


Em complemento ao Seguro de Riscos de Engenharia, pode ser contratado o seguro de Responsabilidade Civil Obras Civis, que garante as quantias pelas quais o segurado vier a ser responsável civilmente a indenizar, devido a danos corporais e materiais causados involuntariamente a terceiros em decorrência da execução da obra.

Esse seguro pode ser contratado como cobertura adicional no próprio Seguro de Riscos de Engenharia, onde normalmente as condições são mais restritas, mas com menor custo, ou na carteira específica de Responsabilidade Civil na Modalidade Obras Civis e Instalação e Montagem, onde as coberturas são mais abrangentes, mas com custo maior.


Tem mais alguma dúvida? Fale com a gente ☎️ (91) 3251-9100 / (91) 98406-3769 (WhatsApp).



0 visualização
  • whats
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Av. Brás de Aguiar, 607 - Nazaré

Belém - PA   CEP 66035-405

55 91 3251 9100

CASF CORRETORA DE SEGUROS LTDA

EMPRESA DO GRUPO

PARCEIRO

©2019 por Casf Corretora de Seguros Ltda, SUSEP 100531286