Novembro Azul: Vamos falar sobre isso?

Todos os anos, o mês de Novembro é dedicado ao combate ao câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. A ideia da campanha é conscientizar a sociedade, em especial o público masculino, sobre a sua saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016, o Brasil registrou total de 61.200 novos casos da doença.

Diante da importância de abordar sobre o tema, hoje nós trazemos algumas informações sobre cuidados que devem ser tomados pelos homens.

Os tumores na próstata são silenciosos, e não apresentam sintomas. Os métodos mais comuns para identificar alterações na próstata, como inflamação ou câncer, são os exames de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de toque retal, feito pelo urologista ou proctologista. É recomendado que os exames sejam feitos uma vez por ano a partir dos 50 anos de idade e, para homens com histórico familiar, a partir dos 45.

Mesmo com tantas campanhas de prevenção da doença, ainda há muito preconceito em relação aos exames. Mas é necessário dizer: tanto o exame de toque retal quanto o de sangue para dosar o PSA são imprescindíveis para o diagnóstico precoce da doença.

Então, homens, deixem o preconceito de lado e busquem orientação médica, afinal, quanto menos preconceito existir e mais cedo o câncer de próstata for descoberto, maiores serão as chances de cura da doença.

A Casf Corretora de Seguros entrou nessa luta. Entre você também!

 

Novembro Azul (2)